2004 1.200m² Concursos

PIRATININGA ACESSÍVEL

Acessibilidade Universal+Potencialidade Urbana
Após a identificação das limitações impostas pelas barreiras arquitetônicas encontradas na área, propomos sua eliminação visando uma potencialização da aproximação entre partes desconexas (polaridades), que estimularão o vínculo físico e social entre elas. Este fator dinamizará a ocupação democrática dos espaços construídos para todos os indivíduos, independente de suas características físicas, sensoriais e mentais.
Buscamos através de nossa proposta tornar a Praça Dom Jose Gonçalves da Costa e o Bairro de Piratininga mais acessíveis, o que significa melhorar a “costura” da Região Oceânica com o município de Niterói e, conseqüentemente, com a cidade do Rio de Janeiro; de Piratininga com os bairros vizinhos; e da Praça com as sub-centralidades locais e com as áreas lindeiras, estabelecendo vínculos mais fortes,
consolidando uma identidade local e uma percepção de “pertencimento”.
Estas diretrizes buscam uma valorização não só do espaço urbano, mas também da coletividade, através do estímulo ao desempenho social, político, histórico e simbólico do espaço. Entendemos que esta valorização e requalificação venham a estimular e fortalecer o aspecto de centro de bairro desta área. Este dado orientou critérios gerais de atuação em cada uma das escalas de observação, para consolidação das relações entre partes importantes do entorno.
3o.Lugar no Concurso de Ideias – Piratininga Acessível
Autores: Ana Paula Polizzo, Gustavo Martins e Marco Milazzo
Parceiros:
Paisagismo: Fernando Acylino
Area construida:1.200m²
Localização:Niterói
Estado:Concursos
Data:2004