PARQUE COSTA BARROS
A proposta consiste em requalificar a área no intuito de disponibilizar à população espaços públicos de qualidade. Enriquecer a infraestrutura verde existente, com o plantio de espécies arbóreas, arbustivas e de forração, priorizando as espécies nativas da mata Atlântica, para ampliar as conexões ecológicas com o entorno e outras áreas verdes da região, e assegurar novas e melhores condições microclimáticas.
Na área da Praça da Paz e Praça Itaperuna, procuramos reverter a condição de fronteira para a de borda porosa e aberta para outras formas de coexistência entre a área de intervenção e seu entorno imediato.
Além da organização de fluxos: demarcação clara de caminhos de pedestres , ciclofaixa, trecho de travessia de pedestre integrando as duas área do parque à malha urbana; sugerimos o plantio de espécies vegetais que absorvam e atenuem a poluição atmosférica e sonora. Reforma da quadra de futebol, pista de Skate, Academia da Terceira Idade e parque infantil associados à mobiliários adequados, constituem espaços de permanência temporária.
O novo acesso ao terreno em aclive, será por meio de rampas com inclinação suave respeitando as normas de acessibilidade e adequadas à topografia do terreno evitando grandes movimentos de terra. Funcionará como um marco de encontro, atraindo o público a conhecer a área atualmente isolada por barreiras visuais, topográficas e viárias.
A concentração de instituições de saúde e de ensino no entorno, nos conduziu a ideia de criar uma ambiência de quintal, com o plantio de espécies frutíferas, canteiros com arbustos e forrações com plantas aromáticas, comestíveis e medicinais resistentes ao clima da região, configurando um espaço sensível a prática de educação ambiental.
Propõe-se o retrofit do galpão existente como um grande espaço multiuso destinado a atividades culturais e esportivas, que inclui também sanitários e a administração do complexo.
Autores do projeto de Desenho Urbano e Paisagismo: Duarte Vaz, Elena Geppetti, Bruno Amadei, Isadora Riker e Victor Huggo Fernandes
Autores do projeto de Arquitetura: Gustavo Martins, Pedro Rivera e Vitor Garcez