2007 Concursos

MERCADO BLUMENAU

ACOLHIMENTO
Importante equipamento urbano, os Mercados Públicos sempre foram espaços de encontro, de manifestações culturais, de lazer, de comércio e troca.
Ao longo dos tempos, a arquitetura dos Mercados Públicos se mistura à evolução tecnológica da cidade, de seus costumes e tradições culturais difusoras da memória coletiva.
O Mercado Público trás consigo seu original espírito urbano,
que o relaciona diretamente com elementos como a rua, a praça e o passeio.

Esta questão conduziu conceitualmente nossa proposta para implantação do Mercado Público de Blumenau.

Entendemos que o Mercado deve fazer parte da cidade, assim como a cidade deve invadir o Mercado. No terreno estabelecido para a implantação do novo Mercado criamos uma praça que concentra, hierarquiza e distribui todo o fluxo de acesso, permanência ou passagem por sua área, possibilitando a criação de uma franca relação com as diversas atividades existentes no novo edifício, potencializando também a percepção espacial do conjunto arquitetônico que se destaca e
se abre para a cidade.

Este partido arquitetônico nos garante a construção de um espaço adequado para o bem estar da “vida” do Mercado, fazendo da sua apropriação coletiva e privada, ferramenta de fundamental importância para a integração social e econômica de suas diversas atividades.

Autores: Ana Paula Polizzo, Gustavo Martins e Marco Milazzo

Localização:Santa Catarina
Estado:Concursos
Data:2007